CHOCOLATE – ALIADO OU VILÃO?

Quero falar sobre um assunto que tenho certeza, 99% da população mundial ama! CHOCOLATE!! Aposto que seus olhos até brilharam agora! hehe…

Mary’s chocates gift box, made in Japan” por Bernd

Bom, como diz o título desse post? Chocolate pode ser um aliado em nossa alimentação ou ele só nos fará mal?

O que me motivou a escrever sobre esse tema, foi uma reportagem muito interessante que li, a respeito de se substituir as famosas barras de cereais por um pedaço de chocolate!

Sim, é exatamente isso… a maioria das barrinhas de cerais que estão presentes em nosso mercado, possuem uma quantidade muito grande de carboidratos, açúcar e gordura. Muitas vezes, por acharmos se tratar de uma opção saudável, acabamos comprando em função da embalagem apresentar uma imagem mais “apetitosa” para a nossa dieta!

Nisso, muitas pessoas que consomem essas barras acabam sabotando a própria meta que é de eliminar peso, principalmente quando acabamos substituindo uma refeição como o café da tarde ou, principalmente, o da manhã por um barra com chocolate, mel , nozes e alguns outros ingredientes. Na verdade, de saudável mesmo, estamos ingerindo muito pouco e ainda ficando com raiva por nem serem tão gostosas como aparentavam.

Em contra partida, o chocolate, se comido com moderação, pode ser um excelente aliado da sua saúde. Isso porque ele contém em sua composição flavonóides, o mesmo encontrado no vinho e em alguns outros vegetais.

Esses flavonóides funcionam como um antioxidante, retardando o envelhecimento da células do seu corpo e ajudando na circulação sanguínea.  Além disso, já foi comprovado que a manteiga de cacau, usada na fabricação do chocolate, também não é considerada uma gordura ruim, pois não eleva os níveis de colesterol no sangue.

Claro que você não vai sair devorando uma barra inteira de chocolate… É importante saber que aquele chocolate ao leite, o mais gostoso para a maioria, leva outros tipos de gordura, além de ser muito rico em açúcar e calorias. Ou seja, o consumo em excesso vai te engordar. Por isso, preze pelo chocolate ate amargo que, em pequenas doses, graças à alta quantidade de cacau, até auxiliar na perda de peso.

Além de outros  benefícios do chocolate, que são relaxamento, energia e bem estar. Isso se deve pelas metilxantinas, substâncias psicoativas que atuam como estimuladores do sistema nervoso central e que induzem a um bem estar emocional geral e uma maior sensação de prazer.

Para concluir, está claro que nem todas as barras de cereal são prejudiciais, se você optar pelas barras multi-grãos, com uma boa quantidade de fibra e baixo teor de açúcar e caloria, elas serão suas aliadas. Bem, como se você sair comendo tudo que é chocolate por aí, vai engordar e ainda pode despertar uma diabetes.

Por isso, a palavra de ordem é: MODERAÇÃO!

A notícia que li, se você tiver interesse, basta clicar aqui!

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

 

 

Veja também: Como passar em um Concurso Público?